top of page

Grand Final 

L'Atelier Sucré

Doces & Eu

CONHEÇA 0 CHEF PATISSIER RIVALDO NASCIMENTO

Grand Final L'Atelier Sucré, dispõe de uma linha completa de sabores e texturas para agradar os paladares mais exigentes. 
Com sede própria em São Paulo, soma mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos sociais e corporativos, com recomendação dos maiores, concorridos e melhores Buffet´s em São Paulo Capital, Litoral de Norte a Sul e Interior, transformando sonhos em realidade. 
Idealizada e liderada por Rivaldo Nascimento, formado em administração e hotelaria com especialização na França e Espanha; e por sua filha e sucessora Catarina, o Atelier Grand Final é hoje referência de empresa familiar na maestria e arte em elaborar doces finos, tradicionais, bolos e bem casados, além da variedade surpreendente dos pedidos mais inusitados. 
O Chef Rivaldo e Catarina, cuidam pessoal e minuciosamente da seleção dos ingredientes e na excelência do que é produzido no Atelier, garantido que tudo seja: Desde o pedido até o fim do evento da mais alta qualidade e competência. Dando a todos os amigos e clientes a comprovação de que não são números e merecem o melhor.
Permita que deixemos sua vida mais doce. Experimente!

 

 Com o passar do tempo eles ficam cada vez mais finos e elaborados

Os doces em sua maioria surgiram vinculados à comemorações, histórias de amor, vitórias e assim por diante, porém não podemos comparar as receitas anteriores a 1200-1300 d.C. aos doces que conhecemos hoje. Foi um longo caminho, literalmente séculos de história, para chegarmos aos dias atuais.
Antigamente os pratos misturavam sabores doces e salgados, já que não existia o conceito de sobremesa.

Os primeiros registros quanto aos doces datam o século I a.C: o grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente faz pensar a um dos doces mais famosos do mundo, o cannolo siciliano. Era comum receitas de cremes e pudins, feitos através da mistura de ovos, leite, mel e pimenta do reino, que eram assados ou cozidos até ficarem densos. 

A partir de 1.200 d.C., em meio ao hábito dos banquetes, a sobremesa foi incluída ao cardápio, porém, servida antes da refeição principal, pois se acreditava que abria o estômago e a alma dos comensais (os primórdios do Biotônico Fontoura!). As receitas derivavam das tradições culinárias romanas e com as Cruzadas passaram a ter influência árabe.

Finalmente, no século XIV a humanidade dá um salto em direção à confeitaria! Com a expansão marítima e as diversas expedições para o Oriente, ingredientes fundamentais começaram a chegar às cortes: o açúcar de cana, o cacau, a canela, o arroz, a noz-moscada e o cravo-da-índia. Com o descobrimento da América, o açúcar passa a ter preço mais acessível e a prática da confeitaria deslancha!  Surge o doce que marcará a história: o bolo genovês (pai do nosso conhecido pão-de-ló), criado pelo confeiteiro italiano Giobatta Cabona. Através dele, inicia a moda dos bolos fofos, leves e aerados, muito diferente dos preparados anteriormente, que na realidade seriam mais bem classificados como pães doces.

Voar não é só para quem tem asas, mas também para quem tem sonhos para realizar.

Mesa de Doce

TEM QUE TER ESTILO!!

A mesa de doces ganhou ares de protagonista na festa de casamento por trazer delicias que são servidas aos convidados após o jantar ou coquetel. Este espaço vistoso, que leva o bolo e guloseimas ricamente elaboradas, precisa estar de acordo com a decoração da festa e ainda agradar os mais diferentes paladares.

Mix de sabores

Um mix de sabores gera uma experiência sensorial junto aos convidados, que geralmente aguardam ansiosos pelos doces da festa.

 

A mistura entre tons e texturas é a tendência de hoje quando o assunto é a mesa de doces. Guloseimas com chocolate continuam em alta, com toques de pistache, café, nozes, frutas secas e bombons com a fruta physallis, decoração impecável devido à apresentação da própria fruta e o sabor azedinho, dão o charme na mesa.

 

Atração principal

Nos casamentos atuais, o bolo é muito mais importante para a decoração da mesa de doces que para a sobremesa propriamente dita. E não basta ser delicioso, a aparência também é importante. O bolo com andares sempre surpreende e não é de hoje. A história do bolo de andares surgiu no século XVI, com Catarina de Médici, que escolheu um com várias camadas para sua boda. Naquela época, a altura dos bolos dizia o quão nobre eram as famílias.

  

O que não pode faltar?

Confira abaixo o que não pode faltar na mesa de doces:

 

- Ter variedade de doces e uma boa quantidade para que a mesa fique cheia e vistosa;

 

- Ter opções com chocolate, que agrada a todos;

 

- Escolher doces bem decorados e de formatos que chamem atenção;

 

- Bolo e bem casado não podem faltar. Por mais que sejam clichês, são esperados pelos convidados;

 

- Deixar o bolo bem decorado na parte central da mesa (pode até ser cenográfico);

 

- Agregar tudo que mexa com a sensorialidade dos convidados;

 

- Ter uma copeira para mantê-la sempre organizada, reposta e limpa.

Contato
bottom of page